Para criar uma infraestrutura de TI eficiente, é preciso privilegiar a comunicação entre setores internos e fora do âmbito corporativo. Por meio de ramais, é possível viabilizar o fluxo de informação sem onerar os custos associados à telefonia.
O PABX é a tecnologia que coordena essa comunicação, funcionando como um ponto central para distribuir as chamadas e garantir esse processo sem que a empresa necessite contratar inúmeras linhas telefônicas.
Além disso, essa ferramenta é extremamente eficaz na gestão de telefonia. Por meio de seus recursos, é possível efetivar o monitoramento das chamadas, analisar o fluxo de comunicação, acompanhar a qualidade no atendimento e gerenciar permissões de uso individuais ou grupais.
Quer saber como funciona o PABX, quais os seus recursos e como ele pode privilegiar uma comunicação muito mais otimizada, integrada e escalável? Continue a leitura deste post!
Como funciona o PABX?
O PABX — Private Automatic Branch Exchange — efetiva a Troca Automática de Ramais Privados, ou seja, é uma central particular (usada apenas internamente), que permite conexões de chamadas feitas pelos usuários de forma automática (sem a necessidade de um operador manual) entre suas extensões e as operadoras públicas (externas). O sistema integra todas as linhas da empresa e cria uma rede de ramais conectada. Cada ramal pode:
conectar-se aos telefones externos ao efetuar uma ligação;
fazer chamadas internas ao discar o ramal desejado.
Como funciona uma central telefônica?
Uma central telefônica efetua e recebe chamadas externas e internas, por meio de um mesmo ramal. Inicialmente funcionava de forma eletromecânica, mas, com o avanço da tecnologia, permite inúmeros recursos que facilitam a comunicação organizacional. Esses recursos são proporcionais à tecnologia adotada e podem configurar um sistema convencional ou a telefonia IP.
O PABX pode ser considerado uma central telefônica?
Ambas funcionam da mesma forma, pois são equipamentos eletrônicos que permitem a conexão e a comunicação entre usuários do mesmo sistema de telefonia local. Por meio desses aparelhos, a empresa pode se beneficiar com funcionalidades adicionais, como a transferência entre ramais, o atendimento automatizado, o detalhamento dos registros, os relatórios sobre filas de atendimento, entre outras.
Qual a diferença entre PABX e PABX virtual?
O PABX IP, também chamado de PABX virtual, é uma tecnologia similar à tecnologia do PABX tradicional. Porém, conta com funcionalidades mais flexíveis e escaláveis, pois utiliza a rede de dados (Internet) para garantir o tráfego de voz.
Dessa forma, O PABX virtual funciona independentemente de aparelhos telefônicos tradicionais, que também podem compor a infraestrutura por meio da associação ao ATA (Adaptador para Telefone Analógico), mas opera principalmente por meio de hardwares equipados com softwares específicos.
Independentemente de como funciona o PABX, toda empresa precisa dessa tecnologia para reduzir seus custos de telefonia, aumentar a disponibilidade das linhas telefônicas e ramais e tornar a comunicação mais eficiente, para tornar o negócio mais produtivo.
Agora que você já sabe como funciona o PABX, que tal conhecer melhor uma empresa que oferece essa solução? Acesse agora o site e saiba como reduzir os gastos da sua organização!